Estilo Rústico

O estilo rústico é cômodo, casual e resgata o contato com a natureza em uma maneira de viver mais simples, leve e descomplicada. Possui um aspecto antigo, campestre, onde o passado é evidenciado e as imperfeições são vistas como belas, pois contam uma história.

Sua fonte de inspiração é a natureza e o principal elemento que o compõe é o uso da madeira, seja ela evidenciada no piso, vigas, teto ou mobiliários. Ele retoma o aconchego da casa de campo tornando o ambiente uma “rota de fuga” para a correria da cidade.

Algo extremamente marcante nele são os acabamentos mais orgânicos em algumas peças e o uso do material em sua forma mais simples, como por exemplo a madeira de demolição.

Outros elementos muito presentes na maioria das composições do estilo são os acabamentos em pedra, palha, juta e tecidos como o linho. Esses materiais retomam a ideia de conforto tornando o ambiente aconchegante para se passar horas.

História

Originou-se nas fazendas ou casas mais afastadas das grandes cidades (campo) e também tem forte relação com as cabanas e chalés. A estrutura da casa, piso, guarnições, móveis, telhados, praticamente tudo era feito dos materiais encontrados no local, ou seja, madeira e pedra são essenciais para o estilo. 

Nos dias de hoje, a grande sacada deste estilo com certeza é o aconchego, tranquilidade e o romantismo. Seu conceito estético atemporal que circula livremente entre propostas de decoração do passado, além de ganhar versões modernas com a popularização do estilo industrial, escandinavo e pelo conceito hygge.

A decoração escandinava é rústica por excelência, mas traz um diferencial marcante: o uso do branco e da madeira clara, característicos do ambiente nórdico.

O wabi-sabi também é uma variante do estilo rústico. De inspiração japonesa, ele destaca a beleza imperfeita e marcada pela passagem dos anos.

O estilo vintage, a decoração rústica é uma grande aliada desse conceito estético. Móveis garimpados e objetos antigos ressignificados são a melhor opção.

Carecterísticas Principais

  • Na madeira é a grande estrela
  • Ncores terrosas e neutras - alaranjados, marrons, vermelhos e rosas queimados
  • Nestética mais natural
  • Npedras, tijolinhos, bambu, linho, vime e rattan
  • Nobjetos e peças de artesanato
  • Nluz suave, indireta e aconchegante
  • Nclima intimista e acolhedor
L

muita madeira

L

peças artesanais

L

mobiliários brutos

L

tons terrosos 

Referências

Arquitetura

Interiores

Móveis

Moda

Conheça outros estilos

Contemporâneo

Clássico

Industrial

Moderno

Projeto de Interiores Online

A sua casa não tem a sua cara nem cara de casa? 

Vou conhecer seu estilo de vida e transformar o seu lar num lugar mais belo e confortável.

Confira o que você irá receber ao lado.

Descubra a planta ideal para a sua casa

 

Plantas? Com uma rotina complicada... Tem casa para cuidar, gato, cachorro e filhos; Você não quer saber de gastar tempo com plantas, não é mesmo?

Pensando nisso, criei um formulário para que você encontre a planta ideial para sua rotina, para não gerar estresse! Você vai escolher quanto tempo tem disponível para cuidar e vai encontrar qual a melhor planta, onde colocar e quando precisa regar.

Faça o teste e descubra qual a melhor planta para você. Leva menos de 2 minutos!

Pin It on Pinterest

Share This