A decoração da sua casa deve ser sonhada

mar 2, 2023

Terminou de montar o bruto da sua nova casa e está sem decoração nas paredes? Calma! É assim mesmo que deve ser. Um erro muito comum é a compra de itens decorativos por impulso e, depois, a casa acaba ficando um showroom, sem personalidade. Não estou dizendo para não comprar, mas sim para sonhar com o que você gosta. Muitas vezes, encontramos ótimos itens decorativos dentro dos nossos armários e gavetas. 

01: Planejar a decoração

Assim como você planejou a compra do imóvel, a reforma, os móveis planejados e os móveis soltos, você também precisa planejar a decoração da casa. Entenda que está tudo bem as paredes ficarem brancas e vazias por um tempo. O bonito de uma casa é que ela vá acontecendo com o tempo, mas não estou dizendo para você passar 5 anos esperando pela decoração. 

É ideal você escolher um ambiente para começar e terminar de decorar. Assim te dá ânimo e você se organiza financeiramente. Depois da escolha desse ambiente, você precisa sonhar com o que quer dentro desse lugar. 

Onde você gostaria que ficasse um quadro e, que tipo de quadro. Onde você precisa de um vaso de flor. Onde um abajur é interessante. E, muito da decoração vem da necessidade que você terá com dias de uso do seu novo lar.

02: Entenda do que você gosta

Como estamos falando apenas da decoração, irei pressupor que você já tem um estilo definido para a sua casa, pois esse estilo te guiou para escolher os revestimentos, pintura, marcenaria, cortinas…

Para a decoração você pode ousar, pode dar aquela misturada com estilos que trazem muita personalidade. Mas é importante nessa busca entender o que você gosta. Se você gosta de um quadro histórico, ou uma arte mais contemporânea e abstrata. Se você prefere um abajur mais liso, sem informações, ou se os mais rebuscados te encantam mais. 

Agora cuidado para não escolher um item separado do outro. Sempre pense no conjunto, tanto dos itens, quanto da casa já existente. 

03: Busque por referências de decoração

As referências são de extrema importância, visto que nem sempre conseguimos colocar em palavras o que encanta nossos olhos e nosso coração. E uma decoração com personalidade é isso: ela encanta. 

Faça um trabalho prazeroso pela busca de imagens com decoração que te agradam e que não agradam. É legal separar as duas, para olhar repetidas vezes e entender o que de fato você gosta naquela imagem. 

Eu sei que há uma infinidade de projetos lindos no instagram e no pinterest e que, às vezes, a gente acaba gostando de tudo. Por isso, é importante planejar e sonhar com a sua decoração. Imagine aquele quadro cor de rosa na sua casa. Imagine aquele abajur no aparador da sala…

E, para finalizar com as referências, crie painéis (boards) com todas as imagens que contenham as características que você busca e anote na própria imagem o que chamou a sua atenção: uma cor, um modelo, um estilo.

04: Olhe para o que você já tem

Não esqueça de revirar os armários e as gavetas da sua casa antes de sair para as compras. Muitas vezes, negligenciamos objetos, livros, velas, pratos e cerâmicas por esquecimento e acabamos gastando em dobro. 

Para que isso não aconteça faça uma lista de tudo que sonhou e confira em casa com o que você já tem. Um item em desuso pode ser uma peça lindíssima contando a história da sua família na sua decoração.

 Valorize o que você já tem e o que você usa! Só assim a decoração da sua casa será única e exclusiva, bem diferente daquelas lojas de showroom. 

Conclusão

Desmistificar a ideia de que você necessita ter tudo decorado no momento da mudança é um divisor de águas e faz com que você aproveite mais o processo da casa nova. 

Use e abuse do seu novo lar enquanto sonha e deseja com objetos e obras de arte que irão te acompanhar pela vida toda. 

Pin It on Pinterest

Share This