Está com dificuldades para saber como decorar a sua sala para que ela fique aconchegante e confortável? A sala é um dos ambientes mais importantes da casa. É na sala que recebemos nossos amigos, curtimos momentos com a família e, também, descansamos. Por isso, é muito importante que esse ambiente seja confortável, bonito e decorado de acordo com o gosto de quem mora ali. Veja as ideias que separamos para você acertar em cheio na decoração da sua sala.
01: Esconda os fios elétricos
Sempre que possível e, principalmente se a casa ou apartamento for próprio, chame alguém para passar a fiação elétrica por dentro da parede. Hoje está em alta o uso da TV presa na parede sem painel. Mas dificilmente você vai ter a tomada para ligar o aparelho na altura correta.
Essa “reforminha” é extremamente simples e não dá muito trabalho nem sujeira. O prestador de serviço irá embutir uma tubulação (conduite) para passar o fio dos aparelhos de net até a tv e fazer a ligação de um novo ponto de tomada atrás da TV.
02: Tenha pontos de iluminação decorativas
Invista em abajures! Não precisam ser os mais caros e de design, mas é necessário ter luz decorativa na sala. Isso porque a noite você não precisa e nem deve ligar as luzes de trabalho, as luzes gerais do ambiente.
Você pode colocar abajur nas mesas laterais e também no rack, aparador ou estante. Lembre de ter uma tomada perto para não precisar usar extensão.
03: Usar cortina ou persiana
A regra é muito simples: se for usar cortina de tecido, use ela do teto ao piso. Não é para colocar 15cm acima do início da janela e nem 15cm abaixo do final da janela. Invista em uma cortina que vista a sua sala. Desse modo, cortinas de tecido são usadas apenas em locais que não possuem móveis embaixo da janela ou que esse móvel possa ser afastado da mesma no mínimo 20cm. Cortina curta é cortina de ônibus! Não use em casa.
Agora, se na sua sala você tem um móvel embaixo da janela, até mesmo aqueles sofazinhos embutidos, você deve preferir pela persiana. Para persianas, opte sem bandô e, se tiver cortineiro, coloque dele até o final da janela. Caso não tenha, você pode colocar no próprio vão da janela ou um acima da mesma.
Lembrando que cortinas não devem chamar atenção, seja ela de tecido ou persiana. Prefira as claras, branca ou off white e sem estampas. As opções de linho são lindas e trazem textura com sofisticação para a sua sala.
04: Escolha móveis de tamanhos certos
Prefira poucos móveis, mas móveis que ocupem o espaço de forma única. Para o rack da tv, por exemplo, busque por aquele que seja do tamanho da sua parede ou o mais próximo que encontrar. Colocar um rack pequeno em uma parede enorme diminui o ambiente. O mesmo vale para sofá e outros mobiliários.
Agora, o contrário também é válido. Colocar um móvel grande demais, que ultrapasse a parede destinada a ele também não é funcional. Cuide com o espaço para circular; esse espaço é fundamental para ter conforto na sua sala.
05: Evite colocar decoração demais
Às vezes a gente se empolga, eu sei! Em uma sala e, isso vale para outros ambientes também, é ideal que tenha espaço sobrando nas mesas, aparadores e rack. Itens de decoração em excesso acabam facilmente sendo confundidos com uma sala bagunçada. Prefira poucas coisas, isso é importante para ter espaço para apoiar uma taça ou servir alguns petiscos.
06: Tenha um bom tapete
Os tapetes são acessórios muito importantes para uma sala de estar aconchegante. Eu arrisco dizer que deveriam ser obrigatórios, mas se escolhidos do tamanho certo e com elegância.
Opte sempre por tapetes que englobam toda a sua sala. Ou seja, eles precisam ser do tamanho ou maiores do que o sofá. Caso você tenha uma sala ampla, com poltronas além do sofá, você pode estender o tapete até as poltronas fazendo com que elas fiquem total ou parcialmente dentro do tapete. Mas, vale lembrar que o tapete não deve avançar nas áreas de circulação ou a mesa de jantar.
Em relação aos tecidos, há uma infinidade. Tenha cuidado com os sintéticos e artificiais. Se possível, invista em um tecido natural, como o algodão, juta, sisal. E, se tem algo que você precisa fugir, são aqueles peludos / felpudos! Além de dificultar a limpeza (sim, muita coisa você não tira com o aspirador e deve levar na lavanderia com frequência), são feios demais!
07: Prefira almofadas lisas
No mercado temos infinitas opções de estampas, cores e desenhos e, combinar estampas diferentes pode ser um trabalho difícil.
Para não errar nas escolhas, invista em almofadas lisas. Uma ótima opção é pegar as maiores da cor do sofá, se possível do mesmo tecido e, variar nas menores, com cores e texturas diferentes; Lembrando que você pode comprar capas diferentes e ir trocando a cara da sua sala de estar de tempos em tempos. Fica mais fácil trocar 2-3 almofadas tendo a base neutra e lisa.
08: Cuidado com os tecidos sintéticos
Os tecidos são um dos itens essenciais para alcançar a sofisticação e elegância dentro de um ambiente. Cada peça tem uma variedade de tecidos que podem ser utilizados, mas cada um tem sua particularidade, demandando mais ou menos cuidado e sendo indicado para tipos de climas diferentes.
Os tecidos de fibras naturais (algodão, linho, seda, lã) são extremamente sofisticados e, por isso, tem seu preço elevado em relação aos sintéticos e artificiais. Isso também vale pela durabilidade superior (claro que depende do cuidado que você vai ter com a peça).
Há itens que precisam de uma misturinha, mas pouca coisa, não a maior parte! Mas, é necessário também, se atentar se a mistura é um fio sintético ou artificial. Explicando de grosso modo, o sintético é 100% industrializado, de plástico (o tecido brilha), como por exemplo o poliéster. Já o artificial, é um tecido natural com processo industrial para a formação do tecido (trama), como por exemplo a viscose. Ou seja, o artificial é melhor que o sintético!
09: Use um único estilo de decoração
Se está começando a decorar sua casa pela sala, tire um tempo para escolher qual estilo tem mais a ver com você. Isso é importante! Para ter uma casa aconchegante e elegante ela precisa ser coerente em todos os ambientes, ou seja, todos os espaços da sua casa precisam conversar. Isso não quer dizer que precisam ser idênticos, mas você não deve abrir uma porta e se teletransportar para Nárnia. A casa é a mesma, o estilo deve ser o mesmo.
Mas não sejamos tão rígidos. Após definir o estilo da decoração da casa, você pode sim usar uma misturinha de outros estilos. Mas é uma misturinha, uma pitada. Fica muito personalizado e autêntico você colocar um objeto decorativo, alguma almofada, quadros ou tapetes que remetem a outra época.
Te explico: vamos supor que você escolheu o estilo contemporâneo (atual) para a casa toda. Nesse estilo prevalecem as linhas retas, uso de madeira, peças de design, vidro, concreto, tecnologia. Mas isso não te impede de colocar um abajur mais clássico, que tenha mais adorno na sua estrutura. Ou então, uma cadeira com o estofado listrado, que também remete ao estilo clássico.
O que você não deve fazer é escolher cada objeto de forma separada com estilos diferentes, pois dessa forma a sua casa e sala vão ficar muito confusos e desordenados.
10: Cuidado com espelhos
Esse é o item queridinho do povo! Vocês adoram um espelho em cada canto da casa. Eu particularmente prefiro usar espelho apenas quando se tem a função de ver alguma coisa.
Mas, não é mito que o espelho pode aumentar o espaço. Porém, se colocado em locais errados acaba deixando quem está na sala desconfortável e com a sensação de que sempre tem alguém olhando.
Prefira colocar espelhos em locais que tenham o que refletir, como por exemplo, a copa da árvore da rua ou o jardim da sua casa.
Não coloque espelho apenas por colocar. Pense no que ele vai refletir a maior parte do tempo. Colocar espelho refletindo a cortina não aumenta o espaço, só dá a sensação de que o ambiente é forrado por tecidos.
Com essas dicas ficou ainda mais fácil ter uma sala de estar linda, aconchegante e confortável. Tenho certeza que se você colocar em prática irá receber muitos elogios.
Ficou faltando comentar sobre algum item? Fique a vontade para usar o espaço dos comentários, assim posso te ajudar mais!