Quais itens escolher para decorar a sala

fev 1, 2023

Não sabe o que escolher para ter a decoração dos sonhos na sua sala? São diversos itens com opções de cores, formatos e estampas que pode ser difícil definir o que a sua sala precisa para ser confortável e elegante. Por isso, separarei alguns itens para te ajudar a escolher e decorar a sua sala de estar.

01: Tapetes

Opte sempre por tapetes que englobam toda a sua sala. Ou seja, eles precisam ser do tamanho ou maiores do que o sofá. Caso você tenha uma sala ampla, com poltronas além do sofá, você pode estender o tapete até as poltronas fazendo com que elas fiquem total ou parcialmente dentro do tapete. Mas, vale lembrar que o tapete não deve avançar nas áreas de circulação ou a mesa de jantar. 

02: Cortinas

Invista em uma cortina que vista a sua sala. Cortinas de tecido são usadas apenas em locais que não há móveis embaixo da janela ou que esse móvel possa ser afastado da mesma no mínimo 20cm. 

Agora, se na sua sala você tem um móvel embaixo da janela você deve preferir pela persiana. Para persianas, opte sem bandô e, se tiver cortineiro, coloque dele até o final da janela. 

Lembrando que cortinas não devem chamar atenção, seja ela de tecido ou persiana. Prefira as claras, branca ou off white e sem estampas. As opções de linho são lindas e trazem textura com sofisticação para a sua sala.

03: Abajur – iluminação

A decoração fica muito interessante quando você consegue ter cenários diferentes para aproveitar a sala de estar. Uma ótima opção para isso é usar abajures. Esses podem estar dispostos nas mesas lareiras, no rack, no aparador, ou até mesmo ser uma peça de piso próxima a uma poltrona. Dessa forma, você cria um ambiente mais aconchegante, podendo ser usado para ver televisão, fazer uma leitura, tomar um vinho e até mesmo, receber pessoas com uma luz mais agradável. 

Outra opção que pode ser adotada, é a utilização de lâmpadas inteligentes nesses abajures. Com elas você consegue escolher a intensidade da luz e também a cor. Eu particularmente uso apenas a tonalidade amarela 3000K e a cor alaranjada das lâmpadas smarts, pois gera um ambiente confortável e extremamente agradável aos olhos. 

04: Mesa de apoio

São muito importantes e dão vestimenta ao sofá. No mercado encontramos diversas opções de formatos, tamanhos e preços. Então vale a pena dar uma pesquisada no que pode funcionar para você. 

Caso você não tenha espaço nas laterais para colocar uma mesa, você pode aderir as mesas de apoio frontal. Elas são ótimas, possuem um pé para encaixe, tanto no braço do sofá, quanto na frente dele, fazendo com que você consiga apoiar uma bebida e até mesmo o notebook.

E, se o seu caso for a opção de colocar as mesinhas ao lado do sofá, opte por alguma que tenha a altura parecida do braço ou, no máximo, 5 centímetros a mais. Essa altura alinhada facilita para apoiar qualquer item que desejar, além de valorizar algum objeto decorativo que você possa vir a colocar, como um abajur ou um vaso de flor. 

05: Puff e mesa de centro

Caso você possua espaço livre, ou seja, uma boa distância entre o sofá e a tv/rack, você pode pensar em usar um dos dois ou os dois. 

O puff é uma ótima opção para aqueles sofás padrões, que não deitam. Com ele você consegue apoiar o pé e quando receber os amigos faz dele a mesa de centro usando uma bandeja para apoiar petiscos, velas e copos. Em relação ao tamanho, gosto dele generoso, do tamanho de um assento do sofá e da mesma altura. 

A mesa de centro pode ser usada da mesma forma. É comum acabarem utilizando para apoiar as pernas ou então, você pode deixar com decoração em cima para que isso não aconteça. Se for decorar, use livros e velas, mas nada de porta retrato! 

E, a última opção é para quem tem a sala generosa. Você pode fazer a combinação de uma mesa de centro com um ou dos puffs / banquinhos. Fica um layout super moderno, fácil de movimentar. Permite a decoração na mesa e nos puffs sempre cabe mais um para sentar.  

06: Porta retrato

Vão com calma! É extremamente comum entrar em alguma casa e ver aquele amontoado de porta-retratos enfileirados com fotos de todas as idades dos filhos, netos, sobrinhos. Cuidado para não parecer uma loja! 

Eu não acho que sala seja o local ideal para expor fotos íntimas da família. Sei que muita gente gosta e, como não existe regra nenhuma para isso, é liberado. Mas use 2 ou 3 no máximo. E, pelo amor de Deus, não os coloque enfileirados! 

Caso você tenha mesas laterais,  você pode colocar um ali. Se tiver prateleiras acima da tv é ali que você irá colocar os outros dois. Caso tenha rack, pode por um nele. E o aparador também comporta um único. Lembrando que estou falando do aparador da sala de estar, não é aquele aparador/buffet que fica na mesa de jantar. Esse buffet da mesa de jantar não deve ter porta-retratos, bem como a mesa de centro. 

07: Livros 

Aqui vocês abusam! Vão com tudo que é liberado! Tem coisa mais personalizada do que uma sala com livros que você e sua família realmente leem? Eu não acho! Pegue todos os livros que você tem guardado dentro dos armários e comece a separar. Claro que é interessante você usar apenas os que tem uma capa legal ou que não estejam rasgados. 

Você deve colocá-los na mesa de centro, nas mesas laterais (se tiver espaço, sem entulhar coisas), no aparador, no rack e nas prateleiras acima da tv. Na mesa de centro, lateral e aparador utilize eles deitados, podendo ter entre 2-3 livros empilhados, além de comportar super bem algum vaso em cima ou velas. Já no rack e nas prateleiras é mais livre. Vá mesclando dependendo da quantidade de livros que tiver. Coloque 2-3 empilhados, uns 5-6 em pé com capa para fora, outros 3-4 também em pé com as folhas para fora. 

Aqui há uma infinidade de opções. Você pode separá-los por cor ou por tipos de leitura. A ideia é colocá-los e depois dar alguns passos para trás e ver se estão harmônicos. Nessa composição é muito comum usar outros elementos para complementar, como por exemplo, plantas, velas, porta retrato, quadros apoiados, objetos decorativos que comprou em alguma viagem (cuidado com a quantidade também, nada é pra ser entulho, coisa demais parece que é bagunça).

08: Quadros

Aposte naquele que faz seu coração feliz! 

Não estou aqui para lhe dizer que tal modelo é melhor ou mais bonito que o outro. Até porque isso varia muito de gosto pessoal e também do estilo da casa como um todo. 

Vale lembrar que não há necessidade e, eu até prefiro que não tenham as mesmas molduras. Você deve mesclar. Também há a opção de colocar paspatur, que é aquela folga, normalmente branca ou apenas em vidro, entre a moldura e a imagem em si. Fica muito elegante e automaticamente destaca a imagem, mesmo ela sendo reduzida em relação ao tamanho total do quadro. 

Fique atento à altura para posicionar e aos alinhamentos. Em relação a altura, uma boa base é usar 1,50m do piso até o meio do quadro, pois essa é uma altura mais ou menos do olhar, fazendo com que não seja preciso levantar a cabeça para enxergar o todo. 

Os alinhamentos podem variar: há quem goste de tudo centralizado na parede do sofá, ou seja, você irá olhar para o sofá e irá vê-lo centralizado com a parede e o quadro atrás dele centralizado em relação a ele e a parede. Mas, há quem goste de um desalinhamento proposital. Ou seja, você irá colocar o quadro alinhado apenas com um assento do sofá  ou até mesmo acima da mesa lateral.

Uma dica é testar antes de sair furando ou usando fita 3M pelas paredes, assim você verifica a posição e determina exatamente a altura. Depois é só chamar alguém para realizar os furos e, sua casa nunca mais será a mesma!

09: Almofadas

Para não errar nas escolhas, invista em almofadas lisas. Uma ótima opção é pegar as maiores da cor do sofá, se possível do mesmo tecido e, variar nas menores, com cores e texturas diferentes;

Uma outra opção super elegante é deixar apenas monocromático. Essa opção funciona muito bem para sofás claros, off whites, que normalmente quando colocado uma almofada de cor forte, a atenção vai totalmente para a almofada e não para o sofá. Então, caso você tenha um sofá claro e queira almofadas coloridas, lembre-se de investir nelas e escolher uma cor bonita, além de um bom tecido, pois elas irão roubar a cena.

10: Um verdinho

Não pode faltar! Independente de você trabalhar fora, não levar jeito, ter crianças ou pet. Hoje você encontra flores até no supermercado, sendo elas de corte ou de vaso. 

As flores de corte são aquelas que duram 10-15 dias no máximo. Seu único trabalho será colocá-las em um vaso e posicionar na mesa lateral, rack ou aparador. Depois que estiver lá você irá notar a alegria que uma flor pode trazer. 

A opção de vaso são aquelas que você precisará regar. Mas, são tantas variações que você pode escolher a que melhor se encaixa com a sua rotina. Existem espécies que a rega é feita 1x na semana ou a cada 15 dias.

Caso você tenha criança e/ou pet a única atenção a mais que deve ter é escolher uma espécie que não seja tóxica. Isso porque, pode acontecer de comerem uma folha e algumas plantas causarem problemas intestinais e vômitos se ingeridas. 

Não deixe de ter a experiência transformadora de ter um verde dentro de casa. As plantas purificam o ar, podem ajudar a controlar as energias negativas, trazem sensação de vida ao ambiente, além de algumas espécies deixarem o ambiente perfumado. 

Ah, lembrando que falo apenas das plantas naturais, verdadeiras. Se você leu e planejou comprar uma de plástico, uma imitação, esqueça! É melhor não ter do que ter algo que imite. 

 

São tantos itens e com diversos estilos, cores, texturas que é fácil ficar perdido na hora de escolher o que levar para dentro de casa. 

Esses são os elementos básicos que uma boa decoração pede. É claro que você não precisa ter todos, vai muito do espaço que você tem e do seu gosto pessoal, mas dessa forma você tem uma direção. 

Espero ter te ajudado com esse artigo. E, você tem algum item que eu não incluí nessa lista? Me conte nos comentários!

Pin It on Pinterest

Share This