“Fique à vontade, mas não repare na bagunça!” Quem nunca entrou em uma casa e foi logo recebendo essa frase de boas vindas? E quantas vezes não usamos ela para justificar a nossa casa bagunçada? Não é preciso viver em uma casa de revista, vitrine de loja de decoração, mas sim em uma casa minimamente ordenada que te permita viver e ter tempo. Pensando nisso, listei alguns problemas que você pode estar enfrentando no seu lar e as soluções para eles.
01: Casa bagunçada: Falta de espaço
A falta de espaço é normalmente a maior queixa das pessoas que vivem em uma casa com desordem. Muitas vezes o espaço existe, mas fica a impressão de que não há espaço.
Às vezes a posição dos móveis no ambiente é o primeiro passo para acertar esse problema. É importante ter um bom layout para entender o melhor cenário que aquele espaço pode oferecer, bem como, se o espaço suporta todos os móveis que você possui. Digo isso, pois em alguns casos, o usuário pode ter móveis demais em um único ambiente que não comportaria tantos mobiliários.
02: Casa bagunçada: Dificuldade de encontrar itens
Se tem algo que atrasa a nossa vida é ficar horas procurando por algum item que você sabe que está dentro da sua casa, mas não consegue encontrá-lo de jeito algum.
Esse problema acontece pela falta de ordem na hora de acomodar os itens da sua casa. Quando qualquer lugar é lugar para qualquer coisa, a casa fica bagunçada, a ordem não rege o ambiente e não há pessoa que viva tranquila quando o externo está um caos.
Para evitar esse problema, você pode contratar uma organizer que irá te ajudar a decidir onde deve ser o local de guarda de cada item, bem como sugerir a melhor maneira de guardá-los. Outra opção é organizar por caixas, pastas, divisórias organizadoras e etiquetá-las, assim ficará mais fácil de colocar no lugar depois do uso.
03: Desânimo em viver em um ambiente feio
Você já sentiu desânimo em estar em casa? Não tem energia e nem motivação? Sente que sua casa não é sua? Pois é… O seu lar deveria ser o oposto de tudo isso. O lar deve ser o mais sua cara possível, único e acolhedor.
É importante entender o que um ambiente pode fazer conosco. Não se trata apenas de decorar pela estética (lembrando que a beleza por si só é sim importante), mas também uma boa decoração com ordem no ambiente humaniza e melhora a sua qualidade de vida. Te faz abrir os olhos para o belo e viver melhor.
Uma casa organizada, bonita, cheirosa e decorada te faz chegar em casa após um longo dia de trabalho e se sentir acolhida.
04: Casa bagunçada: Hábitos ruins
Esse pode ser um dos piores malefícios que uma casa desorganizada gera, principalmente se você tem filhos. Quando as crianças crescem em ambientes propícios à desordem eles criam hábitos ruins em diversos aspectos da vida.
Eles se tornam mais propícios à própria desorganização, ter pouca higiene, pouco cuidado com as coisas, falta de atenção e, em alguns casos, podem até desenvolver ansiedade e ter dificuldades de aprendizado por não conseguirem se concentrar.
05: Vergonha em receber amigos e familiares
Um ponto complementar ao que conversamos antes sobre o desânimo… Já aconteceu de você querer convidar amigos para um happy hour ou fazer o almoço de domingo da família na sua casa, mas desistiu por sentir vergonha de não achar sua casa bonita e arrumada?
Se isso já aconteceu é a hora de mudar! Olhe para a sua casa com carinho e busque o que pode ser ajustado. Tire móveis e objetos que estejam quebrados, troque o estofamento do sofá, substitua o tapete manchado e busque por uma boa limpeza.
Depois acrescente flores pelos ambientes, velas e aromatizantes para deixar seu lar colorido e cheiroso.
Uma casa não precisa ser revestida com itens caros para receber e compartilhar boas histórias. Invista em viver bem e se sentir feliz dentro do seu lar.
Conclusão
Uma casa bagunçada pode trazer diversos problemas para sua saúde física e mental. Por isso é importante ficar alerta nas suas sensações com o seu lar.
E, lembre-se, uma casa organizada não é uma casa sem uso, muito diferente disso, uma casa com ordem é uma casa mais usada e aproveitada.