Você não sabe o que levar em conta na hora de escolher um imóvel para alugar? Essa tarefa realmente não é fácil! São tantos detalhes que você deve ficar atento que, em alguns casos, itens importantes passam batido.
Segurança, localização e qualidade de vida são fatores fundamentais para se pensar antes de fazer um contrato de aluguel. Mas só isso não basta. Também é preciso refletir sobre seus interesses pessoais e sua rotina no momento de escolher um imóvel.
Vai morar em apartamento ou casa? Qual deve ser o tamanho ideal do imóvel? Precisa de um quarto de hóspedes? É perto do trabalho? E o condomínio? Vale a pena o investimento?
Para que a nova fase venha livre de problemas e preocupações, é preciso ficar de olho em detalhes quando o assunto é morar de aluguel. E por isso, separei alguns pontos importantes:
Priorize o conforto e a segurança
Para viver bem precisamos nos sentir seguros dentro do nosso próprio lar, certo? Por isso, avalie a segurança do bairro para se livrar dessa preocupação. Uma boa dica para fazer isso é visitar o local em horários diferentes, além de pedir informações aos porteiros e moradores mais antigos.
Localização
É necessário pensar sobre a sua rotina para garantir um dia produtivo. Por exemplo: quem trabalha fora de casa sabe a importância de morar próximo ao local de trabalho para evitar perder horas de deslocamento.
Por outro lado, pode ser que o trânsito não seja uma preocupação. Mas é importante avaliar se o bairro oferece infraestrutura completa em termos de serviços: farmácias, comércios, mercado, academias…
Sugiro abrir o google maps e analisar onde você mora atualmente, quais lugares você frequenta e onde precisa frequentar. Caso você esteja mudando para uma cidade nova, é importante localizar os pontos seguros, para que consiga transitar com tranquilidade depois.
Ainda pelo google, simular os trajetos que vai precisar fazer, seja de bike, carro ou ônibus. Assim você já terá uma projeção de quanto tempo irá gastar para se locomover.
Infraestrutura
Faça perguntas sobre a infraestrutura do imóvel: Qual andar você pretende morar? Precisa de elevadores?
O prédio tem portaria? Caso não tenha, como é a segurança dele? Você precisa ficar tranquilo ao entrar e sair de casa.
O apartamento alugado tem garagem? Sim e você não usa: você pode alugar para outro morador. Não tem vaga e você precisa de uma vaga. Você consegue alugar de outro morador? Quanto isso irá acrescer no valor final?
E bicicletário? Hoje é mais fácil andar de bicicleta nas cidades, mas é necessário pensar onde se pode guardar. Vai precisar levar para o apartamento? Mas e se o apartamento não tiver elevador? Ou não, o prédio tem bicicletário. Mas o bicicletário comporta?
Não esqueça do seu pet! Pergunte sobre a política de animais dentro do apartamento.
Face do apartamento
A face do apartamento é muito importante, ela irá dizer se seu apartamento irá pegar sol ou se será um gelo. Mas não é exclusivo pela face, você precisa notar o entorno! Se há um prédio ao lado do seu, maior e mais alto, ele irá fazer sombra, para notar isso visite o apartamento pelo menos em 3 horários diferentes (pela manhã, após almoço e final da tarde), assim você conseguirá ver o sol entrando no apartamento (claro que as estações do ano implicam também, mas com isso você terá uma boa noção).
Revestimentos e pintura
Faça uma busca por pintura descascando ou com áreas (bolas) levantadas, isso pode indicar infiltração e se não for resolvido, irá dar dor de cabeça.
Veja se os revestimentos (porcelanatos, cerâmicas, laminados) estão inteiros, se não há alguma peça solta ou danificada.
Portas e janelas
Repare se todos os ambientes possuem janelas e abra todas, sem vergonha mesmo, você precisa saber se estão funcionando. Teste também todas as portas e maçanetas, além de verificar se há vidros trincados.
Em alguns prédios é comum o lavabo (banheiro social, sem chuveiro) não possuir janela ou possuir janela para um duto de ventilação; isso funciona tranquilamente, alguns deles poderão ser equipados com equipamentos para a ventilação (você liga a luz e escuta um motor girando um ventiladorzinho no teto).
Fique alerta se o banheiro com chuveiro não tiver janelas: esse poderá ser um local úmido e dependendo da face do apartamento e da ventilação.
Armários na cozinha
Confira se existem armários na cozinha.
Há armários e pia? Você precisará mobiliar? Os armários existentes são suficientes para sua louçaria? Vale lembrar que você precisará de armário para guardar panelas, pratos, copos, xícaras, travessas, tábuas, talheres, toda a despensa da cozinha, além de, seus eletroportáteis: torradeira, grill, liquidificador, cafeteira.
Espaço para estender roupas
Foca no varal! Olhe bem para a área de serviço, principalmente em apartamentos. Ela tem janela? Pega vento? Cabe um varal de teto? E varal de parede? Consegue colocar varal fora do prédio (precisa perguntar sobre).
Qual a vista do apartamento
Vale notar qual é o entorno, sim, de novo! O que você vai ver quando estiver em cada canto do imóvel?
Falo isso, pois é algo que vai impactar a sua vida depois que estiver lá dentro. Caso você tenha uma vista bacana para um parque, por exemplo, você não terá tanta preocupação com cortinas, vai adorar deixá-las abertas. Mas, caso você tenha outro prédio grudado ao seu, talvez a visão da sua cozinha seja o vizinho cozinhando e isso pode incomodar muito.
Imaginar morando dentro
Tenha várias ideias no momento de visitar o imóvel. Imagine seu quarto arrumado, onde pode ficar a cama e o armário; imagine você cozinhando ou recebendo amigos, qual será o local da mesa, qual o tamanho que essa mesa pode ter: é suficiente para você?
É muito gostoso se imaginar dentro desse imóvel, ele será sua nova casa. É nele que você fará tudo que gosta e precisa, além de ser um local em que você poderá descobrir novos hobbies, receber amigos e familiares. Você precisa se sentir bem e se sentir em casa!