Que hábitos de manutenção você tem dentro da sua casa? Não é fácil manter uma casa organizada, com tudo em lugar e fazer a manutenção da casa periodicamente trocando peças, móveis, produtos que se desgastam ou quebram com o tempo. Muitas vezes são necessárias algumas reformas em móveis e outros objetos para que tudo fique em dia em relação aos cuidados.
01: Manutenção: almofadas e sofá
As almofadas e o sofá são, sem dúvidas, os itens mais usados nas casas. Normalmente é na sala que recebemos nossa família e amigos, além de passar horas deitados assistindo tv com o companheiro e filhos. As almofadas servem de apoio para as costas, pés e cabeça, sem contar que são jogadas de um lado para o outro, até mesmo sendo usadas para sentar em cima quando os convidados ultrapassam o número de assentos.
Por isso, é importante olhar para elas com a mesma atenção que se deve olhar para o sofá! De tempos em tempos, você precisa retirar a capa das almofadas e lavar, além de verificar se o enchimento delas ainda está bom ou se precisa de troca. Descarte as que estiverem rasgadas ou manchadas. Depois, é só arrumar no seu sofá e adicionar um cheirinho de sua preferência.
Para o sofá, a dica é chamar uma empresa especializada para fazer a limpeza do estofado, retirando manchas de eventuais bebidas ou comidas que caíram, bem como a sujeira do dia a dia. Lembre de impermeabilizá-lo para conservar por mais tempo o tecido e proteger o enchimento caso ocorra queda de bebidas.
Um sofá limpinho tem cara de novo! Adicionar as almofadas cheirosas é um ato de carinho com você e com quem mora contigo. Não existe nada mais gostoso do que descansar em um lugar limpo e cheiroso.
02: Manutenção: cortinas e tapetes
As cortinas e os tapetes são itens que passam batido na manutenção. Mesmo usando aspirador de pó em seu tapete semanalmente é importante que de tempos em tempos você leve para uma empresa especializada lavar e remover todos os ácaros.
Para as cortinas não é diferente. Mesmo olhando para elas e não vendo nenhum sinal de sujeira, é necessário lavá-las. Você irá notar a diferença quando voltarem limpas.
Esses itens limpos e cheirosos fazem a diferença, ainda mais considerando que o objetivo deles é trazer conforto às nossas salas e quartos.
03: Manutenção: gavetas dos armários
Faça uma inspeção nas suas gavetas e nos armários de rouparia da casa. Retire utensílios que não são usados há tempos ou que estão quebrados e não são mais funcionais, bem como, aquelas toalhas que estão manchadas ou rasgadas.
É necessário manter essa limpeza frequente para que sempre tenha novos itens e, assim, seus armários não terão a obrigatoriedade de ficarem cheios, mas sim, compostos de itens que você usa e tem sentido na sua rotina.
Uma dica de organização é etiquetar as prateleiras da rouparia, assim você e quem te ajuda em casa, sempre sabe onde é o local de guardar. E, quando, por exemplo, for o dia de trocar as toalhas da casa, pegue as limpas do armário na parte superior da pilha do armário e guarde as que acabou de lavar como as últimas. Assim você sempre tem um giro da rouparia pela casa e consegue manter a ordem sem dificuldades.
Conclusão
Ter em mente que uma casa precisa de cuidados é importante para não deixar que vire uma bola de neve. Pequenos detalhes como os comentados nesse artigo podem melhorar muito o aspecto da sua casa.
Se você tem mais alguma sugestão de manutenção que precisa fazer na sua casa, fique a vontade para usar o campo dos comentários e compartilhar conosco.