Estilo Moderno

O estilo moderno é considerado um estilo inovador inspirado por pensamento e ideias utópicas que finalmente reinventou os espaços de vida e trabalho, assim como a maneira como as pessoas se relacionam entre si e com o ambiente construído.

A arquitetura moderna está relacionada ao movimento que ocorreu na primeira metade do século XX. Nele, como ideologia, fazia-se o abandono de tudo que era tido como forma de expressão tradicional.

Acreditava-se que cada coisa deveria seguir um propósito. Por isso é que surgiram frases como “a forma segue a função” ou “menos é mais”.

São características do estilo moderno as obras de linhas simples, quase sempre retilíneas e a utilização de materiais como concreto, vidro e metal – em seu aspecto mais puro.

História

Criado como um contraponto para a pesada ornamentação típica do século XIX, o movimento modernista foi uma tendência artística do século XX que contava com obras mais críticas em um momento em que o mundo passava por transformações tecnológicas.

Os aspectos da arquitetura moderna se destacam pela mistura dos ideais da Idade Moderna aliados a um novo meio de produção vindo da Revolução Industrial

A filosofia moderna ainda permanece vigente no discurso arquitetônico contemporâneo, mesmo que as condições específicas que deram origem ao movimento moderno na arquitetura no início do século passado, já não tenham mais nada que ver com o mundo em que vivemos hoje.

Estilos no início do século XX
Bauhaus – caracterizado por uma ênfase na funcionalidade e definido por volumes puros e abstratos.

De Stijl design reducionista e de formas puras, volumes e elementos horizontais e verticais e cores primárias. 

Construtivismo caracterizado por volumes extremamente geometrizados e um formalismo tendendo à abstração.

Expressionismofoi caracterizado por formas biomórficas, estruturas orgânicas e monumentais. Explorou os benefícios da produção em massa do aço, tijolo e vidro da época, dando forma a edifícios até então inconcebíveis.

Estilos de meados do século XX
Funcionalismo defende no princípio de que a arquitetura deveria refletir em suas formas seu principal propósito de ser: a sua função inspirando a ideia de que a arquitetura deveria ser um meio para promover a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.

Minimalismo enfatizando o uso de elementos projetuais simples, a negação de ornamentação e quaisquer tipo de elementos decorativos.  “menos é mais”. Entre as principais características deste estilo estão formas geométricas puras, materiais simples, repetição, ritmo e clareza estrutural.

Estilo Internacional –  caracterizado por uma geometria simples e pela falta de ornamentação, o estilo se alastrou rapidamente pelas grandes cidades americanas, impulsionado pela massiva construção de arranha-céus de aço e vidro.

Metabolismo surgiu no Japão do pós-guerra, impregnando a arquitetura com uma mistura de formas orgânicas e geométricas. Suas características incluem a modularidade, pré-fabricação, flexibilidade e a monumentalidade.

Brutalismocaracterizado por formas monolíticas, volumes geométricos e obviamente, muito concreto aparente. 

Estilos do final do século XX
Pós-modernismo com o objetivo de reviver conceitos e técnicas tradicionais e locais, o pós-modernismo fez a arquitetura se voltar novamente para as especificidades de seu contexto.

High-Techfaz uso das mais avançadas tecnologias relacionadas à construção civil. Enfatiza a transparência, expondo aos olhos de todos suas instalações e sistemas assim como a estrutura do próprio edifício. Suas características incluem pisos elevados, estruturas suspensas, ausência de paredes estruturais e divisões internas, sistemas e instalações expostas e flexibilidade espacial.

Carecterísticas Principais

  • Nfachadas sem divisórias e abertas
  • Nambientes integrados com espaço livre
  • Niluminação natural com janelas amplas
  • Ngeometria e linhas retas
  • Nsimplicidade e praticidade
  • Nmadeira, vidro, concreto e aço inoxidável
L

iluminação natural

L

materiais naturais

L

fachada sem divisória

L

geometria e linhas retas

Referências

Arquitetura

Interiores

Móveis

Moda

Conheça outros estilos

Contemporâneo

Rústico

Industrial

Clássico

Projeto de Interiores Online

A sua casa não tem a sua cara nem cara de casa? 

Vou conhecer seu estilo de vida e transformar o seu lar num lugar mais belo e confortável.

Confira o que você irá receber ao lado.

Descubra a planta ideal para a sua casa

 

Plantas? Com uma rotina complicada... Tem casa para cuidar, gato, cachorro e filhos; Você não quer saber de gastar tempo com plantas, não é mesmo?

Pensando nisso, criei um formulário para que você encontre a planta ideial para sua rotina, para não gerar estresse! Você vai escolher quanto tempo tem disponível para cuidar e vai encontrar qual a melhor planta, onde colocar e quando precisa regar.

Faça o teste e descubra qual a melhor planta para você. Leva menos de 2 minutos!

Pin It on Pinterest

Share This